sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Descasos

          O boletim jurídico CONJUR traz, periodicamente, uma coluna abordando os livros marcantes das vidas de alguns juristas famosos, que atuam como professores, juízes, desembargadores, ministros, advogados, entre outros. 
 
          A minha primeira leitura do ano veio daí. Uma indicação da penalista e professora universitária Patrícia Vanzolini.
          
         Trata-se do livro “Descasos”, escrito por Alexandra Szafir, que aborda a questão daqueles que estão esquecidos nas cadeias e nos presídios. A obra mostra situações vividas pela autora no seu dia a dia, atuando na maioria das vezes pro bono, atividade gratuita e voluntária.
 
         Nos casos descritos por ela observamos diversas condições já conhecidas, como “juizites”, incompetência de advogados e defensores, atitudes incompreensíveis do Ministério Público, desrespeito policial com o ser humano, entre outras situações por ela presenciadas.
 
         Vale a pena a leitura para que se possa repensar a questão do apenas prender por prender, afinal fica a duvida, ou certeza, não sei, sobre a possibilidade de regeneração dos que são enviados às penitenciárias.
 
          E o final do livro mostra com a autora é uma vitoriosa, por tudo que ela fez e por tudo que ela é. Compre e leia, que não se arrependerá.


Nenhum comentário: